Um problema com o pneu é uma das questões mais fáceis de se identificar. Mas a escolha e instalação corretas do novo equipamento precisam de atenção do proprietário. O mesmo vale para o balanceamento e o alinhamento das rodas.
O g1 reuniu especialistas para listar as principais dicas para escolher o pneu correto para seu carro, e para quando realizar as manutenções preventivas.
São dicas simples que podem significar um veículo mais seguro para rodar na cidade, estrada ou mesmo na terra.
Qual o pneu certo para o seu carro?
O uso que você dará ao pneu é o primeiro fator a ser considerado na hora da compra. Cada situação exige um modelo específico.
“Se você é uma pessoa que circula somente na cidade, é um tipo de pneu. Se anda muito em piso de terra, é outro. Se dirige em regiões chuvosas, é outro”, comenta Samuel Quintans, responsável pela área de expansão da Bono Pneus.
Um pneu liso é focado em quem pouco sai do asfalto. Também existem pneus focados para o off-road, e neles a aderência é ainda maior. Eles são mais pesados e robustos, feitos para terreno irregular.
Se você circula por ambos, existe um pneu que encaixa em ambos os cenários e ele tem o nome de “misto”. Já o borrachudo tem um desenho diferente para aumentar a aderência na pista de terra.
É preciso escolher adequadamente não só por questão de segurança, mas também de economia. Usar modelos para off-road somente no asfalto aumenta o consumo de combustível e diminui a segurança. O desenho mais agressivo oferece mais aderência em terrenos irregulares, mas aumenta o atrito com o asfalto.
“Se você vai andar na estrada de terra, levar um pneu de asfalto vai te custar mais caro e trazer insegurança na direção”, Luciana Félix, especialista em mecânica e proprietária de oficina em Belo Horizonte (MG).
Existem também pneus para carga. Eles recebem reforço estrutural para suportar mais peso, muito comum em picapes, ônibus e caminhões. Neste caso, o modelo incorreto também funciona, mas a durabilidade será menor.
Siga o manual do carro
De acordo com Luciana Félix e Samuel Quintans, é importante consultar o manual do veículo para verificar as especificações dos pneus recomendados pelo fabricante.
No documento o usuário encontra medidas importantes, como a largura do pneu, o tamanho da roda e assim consegue encontrar o modelo correto.
É comum que os motoristas se atenham ao número do pneu já instalado. Em caso de carros usados, essa informação pode estar incorreta por conta de trocas anteriores ou erros de instalação.
“Se é um carro seminovo, pode acontecer do dono anterior ter colocado um pneu errado e você nem vai saber”, comenta Luciana.
Saiba como ler os números do pneu
Além do tipo de terreno, uma segunda informação é fundamental é o conjunto de cinco números que indica informações importantes para o comprador.
Funciona assim:
- Os três primeiros números indicam a largura do pneu, em milímetros: o código 205 significa 205 mm, ou 20,5 centímetros de largura.
- Os dois números seguintes, após a barra, falam da altura em porcentagem: o código 55 diz que a altura é 55% da largura do pneu.
- A letra significa a construção do pneu. A mais comum é R, para pneu radial. Neste exemplo, ele tem as lonas internas, responsáveis pela estrutura e reforço do pneu, dispostas radialmente e em ângulo de 90 graus em relação à direção de rolamento.
- O próximo número aponta o diâmetro do aro em polegadas. É um dado que indica para qual tamanho de roda o pneu foi feito.
- O dado seguinte é o índice de carga. Ele significa a capacidade que cada pneu tem para carregar peso, quando inflado. A informação é por pneu, então você precisa dividir o peso do carro e a carga que ele levará por quatro.
- O último dado desta fileira é uma letra e ela indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir em segurança.
Utilizaremos a foto abaixo para exemplificar a leitura dos números do pneu.
Numeração no pneu diz muito sobre seu uso.
O código do pneu é: 245/45 R21 110 Y. Agora, vamos passo a passo.
- 275: o pneu tem 275 milímetros de largura — ou 27,5 centímetros;
- 45: a altura é 45% da largura. Ou seja, tem 123,75 milímetros de altura, tem perfil baixo (inferior a 55);
- R: pneu radial, que é mais robusto, oferece maior estabilidade e aderência ao asfalto, além de ajudare na redução do consumo de combustível;
- 21: pneu é feito para rodas aro 21;
- 110: o pneu suporta até 1.060 quilos, portanto a carga máxima para o veículo é de 4.240 kg;
- Y: o pneu suporta velocidades de até 300 km/h;
Veja abaixo uma tabela com o índice de carga e a velocidade máxima dos pneus.
Índice de carga
Índice de carga | Peso máximo | Índice de carga | Peso máximo | Índice de carga | Peso máximo |
72 | 335 kg | 88 | 560 kg | 104 | 900 kg |
73 | 365 kg | 89 | 580 kg | 105 | 925 kg |
74 | 375 kg | 90 | 600 kg | 106 | 950 kg |
75 | 387 kg | 91 | 615 kg | 107 | 975 kg |
76 | 400 kg | 92 | 630 kg | 108 | 1.000 kg |
77 | 412 kg | 93 | 650 kg | 109 | 1.030 kg |
78 | 425 kg | 94 | 670 kg | 110 | 1.060 kg |
79 | 437 kg | 95 | 690 kg | 111 | 1.090 kg |
80 | 450 kg | 96 | 710 kg | 112 | 1.120 kg |
81 | 462 kg | 97 | 730 kg | 113 | 1.150 kg |
82 | 475 kg | 98 | 750 kg | 114 | 1.180 kg |
83 | 487 kg | 99 | 775 kg | 115 | 1.215 kg |
84 | 500 kg | 100 | 800 kg | 116 | 1.250 kg |
85 | 515 kg | 101 | 825 kg | 117 | 1.285 kg |
86 | 530 kg | 102 | 850 kg | 118 | 1.320 kg |
87 | 545 kg | 103 | 875 kg | 119 | 1.360 kg |
Última letra no pneu
Letra | Velocidade máxima |
L | 120 km/h |
N | 140 km/h |
Q | 160 km/h |
R | 170 km/h |
S | 180 km/h |
T | 190 km/h |
H | 210 km/h |
V | 240 km/h |
W | 270 km/h |
Y | 300 km/h |
Fique atento ao lote do pneu
Outro ponto importante é estar atento ao lote do pneu, junto com a data de fabricação. Não é raro encontrar promoções com pneus a preços abaixo do mercado, mas isso pode significar que eles saíram da fábrica há bastante tempo.
É possível encontrar a validade dos pneus em um número chamado DOT, como na imagem acima. Pneus com data de fabricação distante podem ter a borracha mais endurecida, ressecada e outros pontos que reduzem a durabilidade, além da segurança na hora de dirigir.
Na foto acima, o pneu foi fabricado na 18ª semana de 2014, ou entre 28 de abril e 4 de maio de 2014.
Evite pneus importados, ou preste muita atenção neles
De acordo com os especialistas ouvidos pelo g1, pneus importados costumam ser mais baratos que as versões nacionais.
Acontece que esses pneus podem não ser testados para as condições de ruas e estradas brasileiras. Mesmo que mais baratos, os modelos podem durar menos.
Por outro lado, os especialistas apontaram que a compra é mais segura se o pneu for aprovado pelo Inmetro.
Tome cuidado com pneus fora do padrão
Se o pneu correto para seu carro não for fácil de encontrar na sua região, é possível optar por outros modelos, mas é importante estar ligado às regras para maior segurança.
“A gente precisa analisar a medida do meio, que responde à altura em porcentagem e ela pode ser diferente do que indica no manual, mas em uma taxa máxima de 10%. Alterar o primeiro, que é da largura, afeta diretamente a estrutura e estabilidade do carro”, comenta a especialista em mecânica Luciana Félix.
Neste exemplo, para um pneu com altura indicada como 55, o máximo que pode ser utilizado seria 60. Neste caso, a segurança não é completamente comprometida, mas é importante manter velocidade máxima reduzida e evitar curvas fechadas, ou mudanças bruscas de faixa.
É o caso do estepe, geralmente mais estreito que os pneus normais do carro. Este é um dos motivos para a indicação de velocidade máxima em cerca de 80 km/h. Em acelerações maiores, a estabilidade já está comprometida e afeta seriamente a segurança geral do veículo.
Mudar a largura do pneu, além de alterar a estabilidade, pode dificultar o balanceamento do veículo, reduzir a estabilidade e acelerar o desgaste natural da borracha.
“Neste caso, é melhor substituir todos, ou no mínimo dois pneus, para que a diferença com outros pneus não seja tão grande”, complementa Luciana.
Marca diferente pode impactar na segurança
Luciana aponta que trocar a marca do pneu não afeta a segurança do carro de forma preocupante, mas pode mudar alguns parâmetros. “Se você tem um pneu premium, consegue frenagem mais curta para evitar segurança. Já um modelo mais barato não oferece este recurso extra”, comenta.
Nestes casos, é importante saber quais são os parâmetros do pneu escolhido em marca diferente do que a fábrica colocou no carro, ou está indicado no manual.
Comentários: