Rolim de Moura registrou durante a tarde desta terça-feira (25), mais uma tarde de calor excessivo devido a uma massa de ar quente que está parada na região central do Brasil, fazendo as temperaturas subirem.
Nesta tarde, Rolim de Moura cravou 39°C com uma sensação térmica de 42°C. A previsão, segundo a meteorologia, é para que ao fim do dia, 36°C e à noite caia para 26°C.
Ao longo desta semana, a previsão indica que Rolim de Moura continuará sob altas temperaturas, podendo chegar a máxima de 40°C amanhã (26) e na quinta-feira (27).
Porque está tão quente?
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, uma forte massa de ar seco está estacionada sobre grande parte do Brasil, principalmente nas regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia.
Essa massa de ar causa um bloqueio atmosférico, que impede a passagem de frentes frias e inibe a formação de nuvens que provocam tempestades.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que a onda de calor que está atuando no país foi provocada por dois motivos: pelo tempo seco nos meses de julho a setembro na região norte e está sendo agravada pelo El Niño, fenômeno atmosférico que causa aumento de temperaturas.
Próximos dias
Essa onda de calor deve continuar, pelo menos, até sexta-feira (29) em todo o estado de Rondônia. Em Rolim de Moura, o calor deve causar tempestades isoladas entre a tarde e a noite de quinta e sexta-feira.
O fim de semana deve ser quente, com máximas de 38°C e 39°C no sábado e domingo. As mínimas durante a madrugada não passam dos 26°C.
Comentários: