Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a existência de 107 obras paralisadas em Rondônia. No Brasil, o número passa de 8 mil construções e a metade é na área da educação.
Os dados foram atualizados em abril deste ano e apontam que a Receita Federal já investiu cerca de R$ 100 milhões nas obras inacabadas do estado. O valor total previsto para finalização das obras gira em torno de R$ 400 milhões.
O tribunal analisou mais de 21 mil contratos de obras no país e encontrou 8.603 obras paralisadas, o que representa 41% do total analisado.
Desse total, 3.580 estão na área de educação básica e tem como principal causa o mau planejamento dos empreendimentos. De acordo com o levantamento, a má administração é decorrente da falta de projeto básico, além do déficit de capacidade técnica para execução.
Segundo o TCU, uma obra paralisada é responsável por diversos prejuízos, como custos relacionados ao desgaste e manutenção das obras e a privação dos benefícios que o empreendimento geraria.
Comentários: