Com o objetivo de incentivar e valorizar o protagonismo juvenil, fortalecendo as unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou nesta quinta-feira (14), o 1º Simpósio de Líderes Estudantis com o tema ‘Protagonismo juvenil e o empreendedorismo’. O evento teve como público alvo estudantes membros de grêmios estudantis e líderes de sala de aula.
No total, existem 102 grêmios implantados na Rede, sendo 19 efetivos e 35 em processo de implantação, em Porto Velho.
Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do evento, Sheila Ribeiro, afirmou que a ideia do simpósio é expandir para os estudantes o conhecimento, fortalecendo ações para a cultura organizacional de trabalho com equipes de lideranças estudantis.
Para a coordenadora Regional de Educação, Ana Cristina, as lideranças estudantis atuando dentro das unidades escolares são fundamentais. “Nossos estudantes têm o poder de transformar desejo em ação, afetando de forma positiva o ambiente em que vivem, a cidade, o Estado e até mesmo o país”, ressaltou.
REPRESENTAÇÃO
Para o governador Marcos Rocha, o grêmio estudantil é um espaço de representação e principalmente, de proposição dos estudantes e o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo. “Este simpósio é uma forma de o Estado reconhecer que a participação dos estudantes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política de nosso Estado”, disse.
REGULAMENTAÇÃO
Em 2021, a Seduc publicou a Portaria n° 3256 que dispõe sobre as orientações para a organização de Grêmios Estudantis como uma entidade sem fins lucrativos e representativa dos estudantes no âmbito das escolas da Rede.
Comentários: