Getsemani FM

Saúde

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate ao mosquito da dengue em escolas

O projeto visa realizar inspeções para identificar possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate ao mosquito da dengue em escolas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, está promovendo uma campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, nas escolas da rede pública de ensino da cidade.

O projeto visa realizar inspeções para identificar possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde, Janaína Travassos, a campanha começou dia 06 de fevereiro. “Com o retorno definitivo das aulas presenciais, o fluxo de professores, crianças e adolescentes nas unidades de ensino voltou a ser intenso, com isso a Vigilância em Saúde do município, logo se prontificou a realização da campanha devido ao grande aumento de casos de dengue.” Explicou Janaína. “Nossa meta é realizarmos a visita em todas as escolas municipais e estaduais.” Acrescentou.

Além de verificar as condições ambientais, os agentes eliminam e tratam possíveis focos, orientam a equipe escolar sobre medidas a serem tomadas para prevenção de agravos.

“Essa forma de conscientização e combate ao mosquito da dengue é muito eficaz e traz um retorno bastante significativo para nossa cidade”, explica o prefeito do município de Rolim de Moura Aldo Júlio.

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Quais os sintomas?

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Quando surgirem sintomas, é crucial que a população busque atendimento médico.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura Municipal de Rolim de Moura
Comentários:

Veja também