Um ciclone extratropical que está na costa do Rio Grande do Sul deve levar ao Litoral do estado ventos com velocidade superior a 100 km/h nesta terça-feira (29). A previsão é de que a chuva permaneça intensa no extremo Sul do estado, com acumulados que variam entre 25 e 50 milímetros, segundo a Climatempo.
Cinco avisos meteorológicos de ventos costeiros e chuvas intensas são registrados em toda metade Leste no estado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja, no fim da reportagem, orientações sobre o que fazer em casos de transtornos.
A Climatempo afirma que o ciclone, que afetou a região ainda na segunda-feira (27), deve atingir a costa leste do estado, chegando até a Região Central e Metropolitana de Porto Alegre.
Além disso, a chuva permanece no estado na terça-feira (28), diminuindo ao longo da semana, a partir do afastamento do ciclone.
Os temporais e cheias no estado já deixaram 169 vítimas desde o final de abril. Ainda há 53 pessoas desaparecidas e 637 mil fora de casa.
Previsão do tempo:
Terça-feira: chuva e ventania
O ciclone permanece em alto mar, próximo à costa do RS na terça-feira (26). A consequência do fenômeno é ventania forte em todas as áreas do estado, com maior força no Litoral, superando até 100 km/h. As chuvas devem atingir, com pouca intensidade, as regiões Norte, dos Vales, Central, Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral.
Em Canoas, município vizinho a Porto Alegre, deve chover apenas 2 milímetros, com temperatura máxima de 15ºC. Já em Torres, no Litoral Norte, há previsão de 4 milímetros, com temperatura mínima de 11ºC.
Na Região Sul, a chuva deve ter mais intensidade, afetando municípios que já sofrem pelas cheias dos rios em todo o estado. É o que afirma a meteorologista da Climatempo Alana Gabriele Araújo.
"A região de Pelotas, Rio Grande, Chuí, nessa região aí, nesses municípios, os acumulados podem variar entre 25 a 50 milímetros, então, alerta de chuva forte, temporal, acumulados altos, e como Pelotas já vem sofrendo com as enchentes, com os alagamentos, então, a atenção é redobrada", afirma.
Quarta-feira: sol entre nuvens
Ao longo de quarta-feira (29), o ciclone extratropical se afasta em direção ao oceano, entretanto rajadas de vento de até 70km/h devem seguir em parte do Litoral, da Região Metropolitana e da Serra. Mesmo com o fenômeno, o tempo permanece firme em praticamente todo o RS, com sol entre nuvens.
Uma zona de alta pressão deve se formar após a partida do ciclone, trazendo temperaturas ainda mais baixas no estado, que irão impedir as precipitações. Há previsão de chuvas isoladas somente no Litoral.
No Alegrete, na Fronteira Oeste, a previsão é de que a temperatura mínima seja de 7ºC. Em São José dos Ausentes, na Serra do RS, a mínima é de apenas 4ºC. Já em Porto Alegre, 11ºC.
Quinta e sexta-feira: sol
A previsão para quinta-feira (30) e sexta-feira (31) é de sol praticamente sem nuvens e temperaturas baixas, como em Bento Gonçalves, onde a mínima deve ser 5ºC. Em Bagé, na fronteira com o Uruguai, a mínima é de 8ºC. Em Rio Grande, no sul do estado, a máxima é de 19ºC. Além disso, há previsão de geada.
"Quinta-feira vai ser aquele dia em que vai ter o sol e nenhuma nuvem. Então vai ser uma manhã bem fria, bem gelada. E tem previsão de geada na Serra Gaúcha, ali nos pontos mais altos da Serra, previsão de geada, e tempo firme em todas as regiões", diz Araújo.
Veja as orientações diante dos possíveis transtornos:
- Não se abrigue embaixo de árvores, em caso de ventania, pois há risco de queda de árvore e de descargas elétricas;
- Não estacione automóveis perto de placas publicitárias e torres de transmissão;
- Desligue a energia elétrica para evitar prejuízos em casa e em estabelecimentos;
- Contate a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) em caso de transtornos.
Comentários: