O Estado de Rondônia foi o vencedor do concurso “Florada Premiada” 2ª edição Canephora 2023, que é realizado por uma indústria de café em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), e destinado exclusivamente às mulheres produtoras de café. O pódio do primeiro ao terceiro lugar, foi ocupado exclusivamente por agricultoras rondonienses, desbancado amostras enviadas de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo elas: 1º lugar: Lúcia Helena, Novo Horizonte; 2º lugar: Nicole Nedel, Nova Brasilândia; e 3º lugar: Celeste Suruí, Cacoal. O resultado foi apresentado na manhã da sexta-feira (10), no último dia da Semana Internacional do Café; realizada em Minas Gerais.
O concurso é o maior do mundo neste gênero e foi realizado em duas etapas, a Classificatória e a Final de Ranqueamento. As amostras qualificadas na auditoria, ou seja, em conformidade com as regras estabelecidas, foram avaliadas na etapa Classificatória. As 20 amostras mais bem classificadas em cada categoria (via úmida e via seca), seguiram para a avaliação na etapa Final de Ranqueamento. A comissão de juízes (classificadores e degustadores) foi composta por quatro juízes na fase classificatória e, pelo menos, por seis na Final de Ranqueamento; todos com experiência e habilidade na seleção de cafés especiais.
EMOÇÃO E ALEGRIA
O governador Marcos Rocha destacou a relevância do Estado em participar da Semana Internacional do Café e ver produtoras de café de Rondônia preencherem o pódio do concurso “Florada Premiada” pela qualidade das amostras enviadas ao evento. “O resultado do concurso é o resultado de que estamos no caminho certo ao apoiar nossos produtores rurais com insumos, sementes classificadas e assistência técnica. Parabéns a nossas produtoras e aos nossos técnicos, que somaram esforços para colocarem mais uma vez Rondônia no topo do pódio”, salientou, destacando os investimentos em ações do Governo para com a agricultura.
As três vencedoras fazem parte de um grupo selecionado de 17 mulheres produtoras que estavam na final do “Florada Premiada” 2023 edição Canephora. Cinco delas são produtoras de cafés Robustas Amazônicos de terras indígenas.
Comentários: