Há quatro dias o nível do rio Madeira está abaixo de três metros e continua baixando. Diante da situação, a Defesa Civil decretou estado de alerta e a navegação noturna foi proibida para evitar acidentes envolvendo pedras e bancos de areia.
Segundo a Defesa Civil de Porto Velho, a seca do rio não é comum nesta época do ano. Nesta quinta-feira, o nível do Madeira estava em 2,97 metros. No mesmo período do ano passado, o rio estava bem acima dos 5 metros.
A Defesa Civil tem espalhado placas de sinalização de perigo nos pontos críticos e alerta a população para que adote os cuidados necessários a fim de evitar acidentes.
Navegadores, ribeirinhos e banhistas devem ficar atentos ao nível dos rios e aos bancos de areia. Pescadores também devem ficar atentos nos locais escolhidos para a atividade, evitando a utilização de barrancos.
“Os barrancos ficam em torno de 8 a 10 metros de altura e alguns pescadores buscam esses lugares para fazer a pesca, mas a gente recomenda que eles não procurem, ainda mais no período noturno”, recomenda o gerente de Operações da Defesa Civil, Anderson Luiz.
Comentários: