O presidente Lula lançou nesta segunda-feira (22) o programa Acredita, do Governo Federal, que estimula o acesso a crédito e renegociação de dívidas de Micro e Pequenas empresas.
São quatro eixos:
O "Acredita no Primeiro Passo" oferece crédito e taxas menores para inscritos no CadÚnico e que desejam abrir ou expandir os negócios.
Esse programa é destinado, principalmente, a famílias de baixa renda, trabalhadores informais, pequenos produtores rurais e, ao menos metade das concessões será destina a mulheres.
A expectativa do Governo é que as operações fiquem disponíveis a partir de julho.
De acordo com o governo, 96 milhões de pessoas estão registradas no CadÚnico, das quais 54% vivem com renda per capita de até R$ 109 mensais.
O segundo eixo do programa é o "Acredita no seu negócio", que engloba o “Desenrola Pequenos Negócios”, voltado a renegociação de dívidas para MEIs que tenham faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Também oferece linhas de créditos com taxas competitivas.
O terceiro é o "Acredita no Crédito Imobiliário, que visa para melhorar o acesso ao financiamento e facilitar a compra de imóveis.
Já o quarto eixo, o "Acredita no Brasil Sustentável", proteção cambial para incentivar investimentos em projetos sustentáveis.
Também participaram do lançamento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França.
Comentários: