As inscrições para o próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (5) e vão até o próximo dia 16 de junho. As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do país, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação, divulgou há cerca de um mês o resultado dos candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição. O prazo para entrar com a solicitação se encerrou no dia 28 de abril.
Quem teve o pedido de isenção ou a justificativa de ausência na prova do ano passado indeferidos poderia entrar com recurso até o dia 12 de maio. Esta última era obrigatória para os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2022, mas não compareceram aos dois dias da prova e tentaram novo abono este ano.
É importante ressaltar que mesmo pedindo a isenção da taxa, os participantes também devem se inscrever no Enem 2023. Os candidatos que quiserem pedir atendimento especializado ou tratamento pelo nome social durante a aplicação do Enem 2023 também podem fazer a solicitação a partir desta segunda. O resultado do pedido será divulgado no dia 26.
As inscrições para participar da prova devem ser realizadas diretamente na Página do Participante no site do Inep: enem.inep.gov.br/participante. Além da inscrição, o aluno que não obteve a isenção deve pagar a taxa de R$ 85 até o dia 21 de junho. Entre as formas de pagamento estão o boleto, PIX ou cartão de crédito.
*Com informações AE
Comentários: