O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Habilitação – DTH, realizou na terça-feira (16), uma pausa para reflexão sobre o Movimento Maio Amarelo, antes da prova prática, aos candidatos à aquisição da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categoria A, em Porto Velho. A mobilização Maio Amarelo em prol da segurança no trânsito, este ano, tem como mensagem “No trânsito, escolha a vida”, em conformidade com a Resolução Contran nº 980, de 23 de setembro de 2022.
Com distribuição de balões na cor amarela, que no trânsito significa “atenção”, a diretora da DTH Aline Lima Pinto e o coordenador de Formação de Condutores – Coforc, Francisco Carlos da Silva Nascimento, falaram para 156 futuros motociclistas, sobre a importância do Movimento em todo o mundo, e da responsabilidade de cada condutor ao participar do trânsito, considerando que os números indicam que se trata da categoria que mais se envolve em sinistros.
“O Maio Amarelo surgiu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo. Ao habilitar-se para a condução de uma motocicleta, é importante que priorizem a própria vida e a de outros, conduzindo com responsabilidade e respeitando às leis de trânsito”, sensibilizou Aline Lima.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, o Movimento Maio Amarelo completa sua 10ª edição, tem como objetivo conscientizar condutores sobre os cuidados que precisam ser tomados para tornar o trânsito mais seguro e, consequentemente, evitar sinistros de trânsito e fatalidades. “As ações de cunho educativo executadas pela Autarquia, ressaltam a responsabilidade de todos os envolvidos no trânsito, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. A atenção no trânsito deve ser um hábito”, salientou.
O diretor-geral do Detran, Léo Moraes pontuou que, “as ações educativas do Detran também fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018″. Dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest do Detran/RO apontam que são os motociclistas, as maiores vítimas no trânsito. De janeiro a novembro de 2022, foram registrados 10.955 sinistros no Estado, com 8.816 motociclistas envolvidos.
Para segurança no trânsito, é importante que o motociclista:
- Utilize equipamento de proteção individual como capacete;
- Mantenha a manutenção da moto em dia;
- Respeite a sinalização e velocidade da via;
- Fique atento aos pontos cegos, principalmente dos veículos maiores, como ônibus e caminhões; e
- Em dias de chuva, reduza a velocidade.
Comentários: