Getsemani FM

Geral

Começa a contagem regressiva para o Teste Público de Segurança da Urna 2023

Voltado a interessados em colaborar para o aprimoramento dos sistemas eleitorais, evento acontece na sede do TSE, em Brasília, de segunda (27) a sexta

Começa a contagem regressiva para o Teste Público de Segurança da Urna 2023
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Faltam apenas 3 dias para o Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023. A 7ª edição do evento começa na segunda-feira (27), às 13h, e reunirá 36 investigadoras e investigadores que passarão cinco dias no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), para executar 31 planos de testes nos sistemas que serão usados nas Eleições Municipais de 2024.

O TPS acontecerá até 1º de dezembro. Na segunda (27), as atividades terão início às 13h e terminarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, elas ocorrerão das 9h às 18h. O evento é aberto ao púbico e a profissionais de imprensa.

Durante a semana do Teste Público, participantes poderão acessar os componentes internos e externos da urna, como os utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. De 9 a 20 de outubro, investigadoras e investigadores estiveram no TSE para analisar o código-fonte da urna, que também está aberto para inspeção de entidades autorizadas a fiscalizar o processo eleitoral.

Ambiente exclusivo

Tudo será realizado em ambiente reservado no 3º andar do edifício-sede da Corte Eleitoral à disposição dos participantes, com ampla estrutura de apoio – computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos necessários – e com entrada controlada e monitorada por câmeras. O objetivo é fornecer todos os subsídios para ajudar os participantes no desenvolvimento dos planos traçados. 

É proibido entrar com aparelhos celulares no ambiente exclusivo destinado à realização do TPS. A entrada de outros equipamentos ou dispositivos, desde que não tenham acesso à internet, está sujeita à autorização de representante da Comissão Reguladora.

Novas urnas

O TPS 2023 traz algumas novidades, sendo a principal delas o uso dos modelos mais recentes das urnas eletrônicas (UE 2020 e UE 2022) nas atividades programadas para aprimorar o processo eletrônico de votação. Na última edição do Teste, em 2021, foram usados os modelos de urnas UE 2015. 

As urnas UE 2020 e UE 2022 são praticamente idênticas, com novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade. Os equipamentos tiveram a capacidade de processamento aumentada em 18 vezes, ganharam tela sensível ao toque no terminal do mesário e tiveram o perímetro criptográfico do hardware de segurança certificado com base nos requisitos da Infraestrutura Pública de Chaves Criptográficas (ICPBrasil).

Componentes de hardware e software

Entre os diversos componentes do sistema de software e hardware que serão avaliados durante o Teste Público, estão: Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE); Software Básico da Urna Eletrônica; Software de Carga (SCUE); Gerenciador de Aplicativos (GAP); Software de Votação (Vota); Recuperador de Dados (RED); Sistema de Apuração (SA); Sistemas Transportador; REc Arquivos; InfoArquivos; Subsistema de Instalação e Segurança (SIS); Kit JEConnect; e Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP).

Teste Público da Urna

O Teste Público de Segurança da Urna 2023 é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia.

O TPS é um dos marcos do processo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e do hardware da urna eletrônica. A primeira edição aconteceu em 2009 e, desde então, foram realizadas outras cinco: 2012, 2016, 2017, 2019 e 2021.

Além de propiciar melhorias constantes no processo eleitoral, o Teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, visando sempre o aperfeiçoamento do processo eleitoral. 

Em seis edições, o Teste Público contou com a colaboração de 148 participantes, que puseram em prática 96 planos de ataque, totalizando 202 horas de atividades executadas. 

FONTE/CRÉDITOS: Tudorondonia.com
Comentários:

Veja também