Produtores de Rondônia deram início a colheita de cacau nesta quinta-feira (13). De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a expectativa de colheita para o ano é superior a 7 toneladas, cerca de 15% a mais que o colhido em 2022.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) explica a data foi instituída em 2019 e tem como objetivo oferecer referências ao produtor para "adoção de técnicas de melhoradas da qualidade do cacau rondoniense".
Atualmente, Jaru é o maior produtor do estado:
- Jaru – 1.276 toneladas
- Buritis – 743 toneladas
- Ouro Preto – 720 toneladas
- Ariquemes - 179 toneladas
- Theobroma - 160 toneladas
- Machadinho – 154 toneladas
- Porto Velho – 132 toneladas
- Urupá – 109 toneladas
- Cacoal – 100 toneladas
- Ji Paraná - 72 toneladas
Cacau campeão
O produtor Deoclides Pires da Silva, de Jaru (RO), foi o campeão do IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, pela categoria varietal. Deoclides alcançou uma nota de 7,8 pontos e levou o título de melhor cacau do país.
Deoclides Pires, produtor campeão do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil — Foto: Mikely Azevedo/Rede Amazônica
O sucesso é resultado de um trabalho de anos, que envolve melhoramento genético de sementes e novas técnicas de produção, além de muita dedicação e amor pelo cacau.
Comentários: