As fortes chuvas que caem desde a última sexta-feira (7) no estado de Alagoas já deixaram mais de 24 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, segundo o último boletim divulgado nesta segunda-feira (10).
Entre os afetados estão 3.578 pessoas que tiveram de abandonar definitivamente as suas casas devido aos danos causados pelas chuvas, além de outras 20.458 que fizeram o mesmo temporariamente, até que o nível da água baixe.
Há 31 municípios alagoanos em situação de emergência devido à subida dos rios, de acordo com o último relatório.
Neste sábado (8), quando o governador Paulo Dantas decretou “estado de emergência”, a coordenação regional da Defesa Civil contabilizava cerca de 16 mil pessoas afetadas, com 2.085 desalojados de forma definitiva e outros 14.338 temporários, além de uma morte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na última sexta um alerta vermelho devido à concentração de chuvas em Alagoas e outros estados vizinhos, alertando para um “grande risco” de inundações.
A declaração do “estado de emergência” é válida por 180 dias e facilitará a burocracia para desembolsar recursos e agilizar a ajuda às comunidades afetadas.
Comentários: