Quase 30% dos 729 mil domicílios existentes em Rondônia estão vagos ou não sendo usados ocasionalmente. É o que revelou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base no resultado do Censo 2022.
Segundo o levantamento, Rondônia tem atualmente 729.955 domicílios, sendo que, desse total, 729.090 são particulares e 865 são domicílios do tipo coletivo.
O Censo 2022 também revelou que ao menos 507 famílias moram em domicílios improvisados, ou seja, locais não construídos para serem residências, mas que há alguém morando dentro.
Por ter a maior população, Porto Velho também tem o maior número de domicílios no estado, com mais de 200 mil (abaixo, veja o ranking dos municípios com mais moradias).
Ainda segundo o IBGE, quatro municípios rondonienses têm menos de 2 mil domicílios, são eles:
🤔 O que é o Censo? É uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
🚨 Por que ele é importante? Porque ele identifica informações essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Interfere, por exemplo, na distribuição das transferências da União para estados e municípios e na identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes e energia.
📌Quantos domicílios foram visitados? Segundo o IBGE, em Rondônia foram visitados 729.955 domicílios, sendo quase a totalidade (729.090) da espécie particular e 865 (0,12%) do tipo coletivo.
😁Qual a população de Rondônia? O Censo revelou que há 1.581.016 rondonienses.
Comentários: