O ano de 2022 terminou com um aumento de quase 6% em crimes contra o patrimônio em Rondônia, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Ao todo, o estado teve 62.136 mil ocorrências de furtos e roubos.
Dos 62 mil registros no ano passado, a maioria — 42.717 — foi de casos de furtos, enquanto outros 19.419 são roubos.
A diferença entre furto e roubo está no modo como cada um desses crimes contra o patrimônio são praticados. No furto, não há episódio de violência ou ameaça contra a vítima. Já o roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado.
Em relação aos roubos, somente a cidade de Porto Velho teve 16.365 ocorrências no ano passado. Ou seja, 84% de todos os assaltos no estado estão concentrados na capital.
O reflexo de roubos na capital também atingiu a cidade vizinha, Candeias do Jamari, que ficou em 7ª lugar no ranking das cidades mais violentas. Foram 208 assaltos em Candeias.
Os dados da Sesdec também revelam que, apesar de Ji-Paraná ser o segundo município mais populoso, Ariquemes segue em 2° lugar no registro de pessoas assaltadas (veja no mapa abaixo).
Furtos
Ao todo, no ano passado, Rondônia teve 42.717 ocorrências de furtos em Rondônia, enquanto no ano anterior foram 39.947.
Comentários: