Aconteceu na cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, o primeiro Seminário Geração Eleita. O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de junho e foi organizado pela Tia Keryma e sua equipe de apoio, contando com a presença de palestrantes conceituados.
O seminário teve mais de 450 inscrições, com participantes de vários municípios e até de outros estados. Algumas das caravanas presentes foram de Ariquemes, São Domingos, Buritis, Espigão, Cacaulândia, Porto Velho, Nova União, São Francisco, Cerejeiras, Jaru, Cujubim e Machadinho.
No sábado, dia 17, quem deu início ao ciclo de palestras foi a Tia Sisi, de Ariquemes, que abordou o tema "CRIATIVIDADE". Ela explorou cada letra da palavra, esbanjando alegria e compartilhando ensinamentos.
Em seguida, durante a manhã, a Educadora Parental Lívia Morgana discursou sobre o tema "Filhos, Flechas do Senhor!". Ela ressaltou a importância de "afiarmos nossas flechas", comparando o uso de um frágil galho de árvore ao tentar acertar um alvo. Também trouxe casos reais e dados sobre o uso excessivo de telas, mencionando um estudo realizado em 2016 pela Internet Watch Foundation, que constatou que cerca de 1 em cada 16 pesquisas relacionadas à pornografia na internet envolvia crianças. Com essa super exposição de crianças e adolescentes em vídeos nas redes sociais (tiktok, Instagram, snapchat, Discord, Twitter etc), o acesso de pedófilos tem se tornado cada vez mais facilitado. A palestrante destacou o poder da oração e da prudência na correção e educação dos filhos, visando mantê-los nos caminhos do Senhor na vida adulta.
No período da tarde, a palestrante Aline Pestana, advogada, professora, palestrante e pastora da Bahia, abordou os direitos das crianças, apresentando seu livro "Guia Prático Conhecendo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)". O livro é voltado para líderes de ministério infantil, professores de escola bíblica dominical ou profissionais que trabalham com crianças e adolescentes. O objetivo é capacitar verdadeiros defensores da infância, que saibam utilizar tanto as ferramentas espirituais quanto as ferramentas legais para proteger a infância. Aline ressaltou que, como seguidores de Jesus, devemos buscar o desenvolvimento integral da criança e que a igreja deve ser a voz daqueles que não conseguem falar nem se defender. Durante o Seminário, ela pontuou que como seguidores de Jesus devemos buscar o desenvolvimento integral da criança. E, a igreja deve ser a voz daqueles que não conseguem falar nem se defender. (Pv. 31.8), por isso devemos conhecer também as ferramentas legais para proteger a infância. Aline também é fundadora do Ministério Em Defesa da Infância @emdefesadainfancia
No sábado, o evento foi encerrado com alegria e louvor pelo cantor Abdi Saddai e sua esposa Sâmela, do Rio Grande do Norte. Eles abordaram o poder do louvor infantil na vida de uma criança e como isso pode impactar seu futuro. O casal compartilhou dicas para conduzir o louvor, enfatizando que ele vai além de entreter, ensinando e exortando as crianças. Eles também conduziram dinâmicas, solicitando a algumas seminaristas que cantassem louvores relembrando sua própria infância, proporcionando uma sensação de nostalgia para todos os presentes. Foi um momento divertido e renovador.
No domingo pela manhã, Mônica Finanças, de Rolim de Moura, compartilhou seu testemunho de vida, ressaltando a importância de confiar em Deus e lembrando que muitas batalhas não são nossas, mas Deus está à frente lutando por nós. A palestrante também abordou a importância do perdão, que é libertador e contribui para uma vida mais próspera. Durante a palestra, ela também ministrou uma maravilhosa aula de educação financeira, mostrando como muitas pessoas precisam ressignificar crenças, como a ideia de que "o dinheiro é sujo".
Para encerrar o Primeiro Seminário Geração Eleita, o Pastor Jean Porto, de Florianópolis, teólogo, pedagogo, palestrante e escritor, ministrou sobre a importância de discipular crianças. Ele afirmou que "uma igreja que não leva a sério suas crianças, em um futuro próximo, terá adultos que também não levarão a sério a igreja". O Pastor Jean Porto finalizou o seminário como um momento de renovação, ministração de dons e manifestação do Espírito Santo, destacando sua abordagem pentecostal.
Diversos participantes comentaram sobre o evento:
"Foi uma experiência sobrenatural do início ao fim."
"Não há palavras para descrever o quanto Deus ministrou ao meu coração."
"Muitos corações e vidas foram restaurados para continuar fazendo a obra do Espírito Santo na vida das nossas crianças ❤️".
Comentários: